PUBLICIDADE

AUMENTANDO O TRÁFEGO COM PALAVRAS-CHAVE DE CAUDA LONGA

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PALAVRAS-CHAVE DE CAUDA LONGA

Eu não sei se você é igual a maioria das pessoas. Todos os proprietários sites, independente de tamanho, em algum momento se deparou com um problema: Como aumentar o tráfego dos seus sites.
Existem diversas estratégias para atingir esse mesmo objetivo.
Nesse post eu irei abordar uma dessas estratégias: A utilização de Palavras-chave de Cauda longa.
Inicialmente preciso definir alguns conceitos:
  • Palavras-chave de cauda curta: São palavras-chave genéricas, geralmente de um ou dois termos. Elas possuem uma quantidade de buscas mensais muito grande nos mecanismos de pesquisas, cerca de 80% do volume total. São muito concorridas e bastante difíceis de ranquear nas primeiras posições dos resultados de pesquisas.

  • Palavras-chave de cauda longa: São palavras-chave específicas, geralmente com dois ou mais termos. Possuem cerca de 20% do volume de pesquisa mensais de um determinado nicho. São menos concorridas e mais fáceis de obter bons posicionamentos.

A grande vantagem de utilizar as palavras-chave de cauda longa está na especificidade.
Quando uma busca é bem específica, os resultados são mais precisos, consequentemente, a taxa de conversão é muito maior.
Para exemplificar, imagine que recentemente você criou um site sobre receitas, publicou algumas receitas, dentre elas, uma receita de pizza de calabresa com catupiry.
Digamos que uma pessoa (atuando como pesquisador) estava querendo aprender como fazer uma de pizza de calabresa com catupiry.
A primeira coisa que essa pessoa fez foi digitar no Google a palavra-chave “receita”. Como essa palavra-chave é bastante genérica, o Google retornou milhares ou milhões de resultados para esse mesmo termo.
É provável que o seu site não chegou nem perto de ser listado entre as primeiras posições do ranking para essa busca genérica. Afinal, é um site novo e ainda não está entre os maiores sites de receitas.
A pessoa se deparou com milhares de receitas, não apenas de pizza. Como nenhum resultado entre as primeiras posições era exatamente o que ela estava esperando, ela decidiu refazer sua pesquisa, passando a ser um pouco mais específica, então digitou “receita de pizza”.
Para essa palavra-chave, o Google retornou um volume de pesquisas menor em relação a busca anterior com feita com termo “pizza”. Porém, nesse caso, os resultados já foram bem mais específicos. Mas, ainda sim, foram exibidos muitos resultados, milhares deles. A maioria não tem haver com a real motivação da busca.
Como essa busca  já foi um pouco mais refinada e o termo utilizado está contextualizado no seu post, ou na sua receita, o seu site já começou a ser listado entre os 100 primeiros resultados.
Digamos que o pesquisador visitou, um, dois, três.. quatro sites e não ficou satisfeito. Encontrou várias receitas de pizza, mas não encontrou a que ele queria.
Assim, o pesquisador refinou sua busca mais uma vez. Passou a utilizar a palavra-chave: “receita de pizza de calabresa”. Novamente, o volume de resultados diminuiu.  Os resultados foram ainda mais  precisos. O seu site já apareceu entre os 30 primeiros resultados do Google. Entretanto, o pesquisador encontrou várias receitas de pizza de calabresa, porém, nenhuma com catupiry.
Quando a pesquisa foi feita utilizando a palavra-chave “receita de pizza de calabresa com catupiry”, seu site pareceu entre os 10 primeiros resultados e o pesquisador encontrou exatamente o que ele precisava.

Palavras chave de cauda longa

Percebeu a importância de utilizar uma palavra-chave de calda longa?
A medida que surge uma necessidade e vamos buscar solução na internet utilizando mecanismos de pesquisas, tentamos rotular o nosso problema através do uso de palavras-chaves.
Quanto mais específicos forem as palavras-chaves em uma busca, mais certeiro serão os resultados. Assim, procure utilizar palavras-chaves específicas para determinados problemas, soluções, produtos e serviços. Isso criará uma ponte muito forte entre a busca e o seu conteúdo.
Pense sempre na visão do pesquisador, nos termos que ele utilizaria para encontrar a solução dos seus problemas e contextualize essas palavras-chaves no corpo dos seus artigos.
O objetivo dessa estratégia é atrair a maior quantidade de tráfego para o seu site, ou o seu negócio, utilizando palavras-chave específicas. Apesar de ter um volume de busca menor, a taxa conversão será muito maior.
A taxa de conversão pode ser uma venda, a captura de um email, o preenchimento de um formulário e etc.
Quando você consegue identificar as palavras-chaves específicas do seu nicho, ou do seu negócio, é possível entregar um conteúdo altamente relevante para uma determina pesquisa. Dessa forma, quanto maior a precisão, maior será a taxa de conversão.
Para facilitar o entendimento, faça um mapa mental das palavras-chave relacionadas ao seu negócio:
Mapa mental de palavras chave de cauda longa
A partir da figura acima, podemos definir algumas palavras-chave:
Pizza de cababresa com requeijão
Pizza de cababresa com catupiry
Pizza de cababresa com borda de chocolate
Pizza de cababresa com borda de requeijão
Pizza de cababresa com borda de catupiry
Pizza de muzarela com requeijão
Pizza de muzarela com catupiry
Pizza de muzarela com borda de chocolate
Pizza de muzarela com borda de requeijão
Pizza de muzarela com borda de catupiry
Pizza de frango com requeijão
Pizza de frango com catupiry
Pizza de frango com borda de chocolate
Pizza de frango com borda de requeijão
Pizza de frango com borda de catupiry
Pizza de bacon com requeijão
Pizza de bacon com catupiry
Pizza de bacon com borda de chocolate
Pizza de bacon com borda de requeijão
Pizza de bacon com borda de catupiry
E outras combinações.
É interessante utilizar o Planejador de palavras-chave do Google Adwords para encontrar palavras-chave de mesmo grupo semântico. Ou ainda, utilizar o auto-completar, que são as palavras-chave sugeridas pelo próprio Google como as mais utilizadas.
Planejador de Palavras chave - Palavras-chave de cauda longa

Além do aumento nas conversões, através da utilização de palavras-chave de cauda longa, conseguimos diminuir a taxa de rejeição do website.
A taxa de rejeição é calculada, tomando como base a seguinte característica: Quando alguém entra em nosso site e volta para o Google sem fazer nenhuma interação, ou seja, sem clicar em nada.
Devemos pensar: O que leva uma pessoa a entrar no meu site e voltar para o Google sem interagir?
Uma forte possibilidade: É provável que essa pessoa não tenha encontrado a informação que estava procurando. Ou seja, provavelmente ela foi atraída por alguma palavra-chave que não correspondeu com precisão o conteúdo fornecido. Assim, ela não pensou duas vezes, rejeitou o seu artigo e voltou para o buscador para ler outros artigos relacionados ou para refinar a sua pesquisa.
Uma outra vantagem da utilização de palavras-chave de cauda longa é conseguir baratear o custo com publicidade paga. Quando pagamos para anunciar em alguma ferramenta online, precisamos definir as palavras-chaves relacionadas ao nosso anúncio.
Geralmente, as palavras-chaves mais genéricas são mais caras por gerar mais cliques. As palavras-chaves de cauda longa são menos clicadas que as palavras-chaves genéricas. Nesse caso, existe uma concorrência bem menor, resultando num custo de publicidade mais barato.
Resumindo, utilizado essa estratégia, você entregará um conteúdo com mais precisão, aumentará suas conversões, diminuirá a taxa de rejeição e de quebra ainda irá baratear a publicidade paga. Não é lindo isso?
E você? Já utiliza essa estratégia? Quais são os seus resultados?

Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por cometar! volte sempre ao nosso site!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Videos, Noticias, Humor, Diversão, Esporte, Engraçado, Stand-up, Comedia, Prank, Youtube, Facebook. Tecnologia do Blogger.



Anuncios

Anuncios

Anuncios